sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Vida dura

As universidades que comportam as cerca de 100 mil pessoas que participam da 9. edição do Fórum Social Mundal que ocorre em Belém nesse início de ano estão, infelizmente, um tanto desapontadas com os voluntários.

Toda vez que precisam localizar um bloco ou os auditórios para esses coleguinhas que vestem verde, a resposta é quase sempre: não sei - mas se você tiver um pouco mais de sorte, eles encaminham para um lugar mais distante do real.

É preciso, claro, levar em conta que a maioria deles não estudam nas universidades federal do Pará ou rural da Amazônia, uma vez que o processo de ingresso nessas instituições é deveras difícil e somente os mais abastados, que podem pagar boas escolas, conseguem adentrar às salas dessas faculdades.

Assim é a Amazônia: se você não tem condições de estudar numa boa escola, vá matricular-se em uma instituição da rede estadual - que é muito ruim.

Então alguém poderia perguntar: então por que os estudantes mais abastados não participaram do evento como voluntários? A resposta é simples: porque ser voluntário não daria a esses "filinhos de papai" o que els tanto almejam - visibilidade!

Daí os coitadinhos dos voluntários são taxados de incompetentes por não conhecerem a universidade onde não conseguem ingressar e ainda são todos de renda familiar baixa.

Pobres coitados...

Nenhum comentário: